TRANSLATOR

segunda-feira, 7 de março de 2011

Multiplicadores Pifercussão - Naor Junior e Michael Gomes aplicam a proposta de educação musical Pifercussão Bayeux-PB


É com enorme satisfação que o Projeto Pifercussão deseja boas vindas aos novos alunos do município de Bayeux-PB




Em breve fotos

Relatório: Naor Junior




A oportunidade que me foi cedida foi muito gratificante e ao mesmo tempo um aprendizado, na Escola Municipal Luciano Ribeiro de Morais no Município de Bayeux.

Comecei com uma brincadeira dinâmica, apresentando o instrumento e brincando com eles – Esse instrumento é o Pífano. Como é o nome do instrumento? E eles respondiam bem alto Pífano! Aí comecei a falar sobre o projeto Pifercussão e um pouco das bandas cabaçais, fale também falei sobre os instrumentos de percussão que são: Caixa, Zabumba, Prato, Triangulo e Surdo. Depois fiz outra dinâmica explicando o nome do projeto, disse que o nome foi dado pela mistura das palavras Pífano e Percussão, aí mais uma vez brinquei com eles – Perguntando: Pífano mais Percussão é igual a? Aí eles gritavam PIFERCUSSÃO.

Depois toquei um pouco para eles e eles acharam muito bom, a principio só tinham 3 alunos e esses 3 alunos chamaram mais 3 alunos que estavam passando pelo corredor da escola – Ei vem aqui, aula de Pífano... É muita massa.

Daí começaram a tentar tirar som do instrumento, mostrei as posições e os sons. Logo na primeira tentativa eles conseguiram, as crianças eram muito interessadas e muito atentas ao que o instrutor estava passando, porém ao terminar a aula eu fui conversar com a diretora da escola e mostrei o instrumento a ela e ela viu que era feito de cano de Pvc de 20mm, aí ela disse – Aqui na escola tem uma peça de cano, o que o senhor acha de na próxima aula o senhor fabricar os instrumentos com os alunos?

Eu disse pode ser... Na outra aula já levei todos os aparatos necessários para a fabricação dos instrumentos (furadeira, estilete, faca, rolhas e serras), fabricamos 12 Pífanos e depois afinamos.

Na Terceira aula já inclui os instrumentos de percussão.

Obs.: Só incluir instrumentos de percussão depois de algum tempo de aula, para que os alunos não percam o interesse pelo Pífano, por isso que é importante iniciar as aulas de percussão depois que tiver uma base forte no grupo de Pífanos.

Bem, nesta terceira aula já consegui passar uma musica, uma musica que foi criada pelos alunos do projeto no bairro São José em João Pessoa (o baião da tesoura e incluí a dança da tesoura).

Na quarta aula, bem, não era uma aula foi o encerramento da colônia de férias e nós não estávamos incluídos na programação do encerramento, então disse aos meus alunos para levar- mos os instrumentos de percussão para que quando terminasse pudéssemos pelo menos mostrar o que ensaiamos.

Ao chegar ao local do encerramento encontrei o com o coordenador responsável pelas atrações que iriam se apresentar então eu conversei com ele e expliquei que tinha ensaiado com os meus alunos e queria ter a oportunidade de mostrar o trabalho feito nas minhas 4 aulas.

Ele disse – Tudo bem meu amigo, você será o segundo.

E quando nos chamaram olhei para a mesa de cultura que estava muito bem representada pela Secretária de Educação de Bayeux, pelo Professor Gilberto e Pela representante do Prefeito da cidade e me deu um frio na barriga (mas, como todos nós sabemos, sem frio na barriga não tem graça!), por que a responsabilidade era imensa, mas, conseguimos mostrar nosso trabalho e nosso esforço.



Agradeço essa oportunidade primeiramente a Deus, depois aos meus companheiros de trabalho, ao professor Heraclito Dornelles pela oportunidade de me incluir nesse projeto tão grandioso e ao mesmo tempo é um projeto de inclusão social, é um projeto usa a musica para tirar jovens e adolescentes do crime e das drogas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite sua mensagem aqui!