TRANSLATOR

segunda-feira, 28 de março de 2011

Multiplicador Pifercussão -LUCAS DANIEL é selecionado para trabalho no Projeto Oficinas nos Bairros 2011 da cidade de João Pessoa-PB


Parabéns ao multiplicador Pifercussão Lucas Daniel ( http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12326084546905178290
pela seleção no processo seletivo da cidade de João Pessoa-PB, onde irá formar alunos de pífano e percussão e representar a proposta nos bairros da capital.

Saiba um pouco mais sobre as impressões de Lucas Daniel no Pifercussão.

Experiência com o projeto Pifercussão


Do olhar do músico: As impressões sobre o projeto.



O primeiro contato com o projeto foi através do músico e idealizador do mesmo Heráclito Dornelles, no Teatro Ednaldo do Egypto em João Pessoa - PB.

A primeira vista estive totalmente encantado com aquela idéia ousada e a criatividade ali contida, onde a cultura nordestina das bandas de pífano e os processos musico - pedagógicos eram realizados (transmitidos) simultaneamente de maneira tão simples e natural.

Nesse período pude aperfeiçoar técnicas na percussão nordestina e aprender alguns outros instrumentos típicos das “bandas cabaçais”. Também pude iniciar os estudos no pífano baseado principalmente na troca de experiências, conversas, troca de saberes, da melhor forma que se pode aprender um instrumento musical: Tocando!

Tocando! Esse ponto é totalmente destacável no Pifercussão, a possibilidade de aprender em grupo, utilizando da troca de idéias, o que estimula bastante o processo de aprendizagem, tornando-a mais gostosa e atrativa. A arte também no papel de gerar coletividade.

O processo de confecção dos pífanos é recompensador e bastante simples, onde pessoas de todas as idades podem participar de alguma etapa ou de todas. É muito boa a idéia de fazer seu próprio instrumento musical, a partir de um pedaço de cano de PVC, conseguir executar melodias e expressar seus sentimentos através daquilo.

Os toques dos pífanos, o repertório tradicional e o ritmo quente nordestino mantêm sempre as aulas com um astral maravilhoso, é muito dançante e alegre, mexe com todo mundo. A musicalidade contida nas oficinas é muito rica, não dá pra sair um dia ao menos, sem ter absorvido nada.

Como músico e primeiramente como pessoa, participar das oficinas e do projeto é totalmente enriquecedor e estimulante para minha vida profissional, onde vejo na prática um projeto que consegue integrar objetivos artísticos e sociais; Uma música e uma cultura transmitida de forma simples e eficaz para pessoas de todas as idades, tribos e classes.



Lucas Melo - Músico, Agente cultural e Multiplicador do projeto Pifercussão. Trabalha com o Pifercussão no projeto “Oficinas Culturais nos bairros” na cidade de João Pessoa – PB, desde 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite sua mensagem aqui!