TRANSLATOR

domingo, 17 de outubro de 2010

Oficina Pifercussão em Dona Inês-PB (construção e execução de pifanos)


A mulekada de Dona Inês-PB


Ensinando a construir os pifes

eita..olha a briga pra quem faz o seu instrumento primeiro.....kkkk


após ter construido tentamos aplicar a metodologia do livro PIFERCUSSÃO: A MÚSICA DE PÍFANOS E PERCUSSÃO DO NORDESTE BRASILEIRO.

RELATO DE EXPERIÊNCIA :

Por intermédio e convite do professor Marcos Lima que também trabalha no Instituto dos Cegos da Paraíba fomos ao brejo paraibano para a realização de uma oficina de construção e execução de pífanos, saimos bem cedinho e voltamos a noite, nesta experiência percebi a musicalidade aflorada das crianças que ja vem em proceso de aprendizado musical , que tornou a prática do pife e percussão mais fácil, o livro Pifercussão foi utilizado por pedido do professor Marco e do Secretário de Cultura, turismo e meio ambiente o Srº Mariano Ferreira, que por sua vez é um amante da cultura popular em geral.

Por fim acredito que em mais uma atividade de oficina fortalece a proposta de fortalecer um propósito socio - cultural tendo em vista que a cultura dos pifanos é de fato nossa e precisa de fomento e iniciativas como o convite feito ao Pifercussão.

Heráclito Dornelles.



O evento foi realizado  no dia 25/10/2010 no municiío de Dona Inês - PB
.

 
DESCRIÇÃO E OBJETIVOS DA OFICINA:

Oficina de Pífanos e Percussão

Ministrante: Heráclito Dornelles



Resumo

Esta oficina pretende oferecer aos participantes um olhar sobre a cultura das bandas de pífanos do nordeste brasileiro enfocando a construção e execução dos pífanos e percussões(zabumba,caixa prato), a fim de proporcionar o conhecimento para novos públicos sobre a cultura popular das bandas de pífano do nordeste brasileiro, seus dos ritmos e melodias características.

Objetivos

Por ser altamente viável a educação musical por meio da construção de instrumentos reclicáveis o Pifercussão pretende oferecer tecnicas de construção e execução do pífano feitos de canos PVC, a oficina tem a proposta de divulgar e formar multiplicadores dos saberes musicais das bandas de pífano, oferecendo conhecimentos baseados no processo empírico vivido nas pesquisas de campo do pesquisador Heráclito Dornelles(curriculo em anexo),em suma a oficina é direcionada a pessoas interessadas em aprender os instrumentos citados,amantes da cultura popular, não musicos, musicos entre outros publicos que queiram dialogar com os saberes desta cultura popular.


Materiais necessários

Canos PVC (20 mm)

Arco e serra para cortar os canos.

Lixa

Rolha (curtiça)

Instrumentos de percussão: zabumba,caixa,prato,surdo.


Metodologias

Serão ministradas aulas expositivas sobre o pifano desde sua construção à execução, além de ensaios das musicas características do repertório tradicional de banda de pífano.

Resultados Previstos

Ao entrar neste universo cultural e musical pretendemos oferecer para o publico alvo (crianças jovens e adultos), conhecimentos acerca desse fenômeno cultural, como também ofertar o aprendizado da construção do pífano, desta forma podendo promover a educação musical aliada a cultura e inclusão social de uma música e cultura genuinamente nordestina, estas que por sua vez, não recebem fomento nem apoio como as culturas de massa e mercadológicas.


Bibliografias

ANDRADE, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1975.

BRAWWIESER, Martim, “O cabaçal” - boletim latino americano de música. São Paulo: VI/6(abril): 601-602, 1946.

CIACCHI, Adrea. Lições de pífano. Sem Fronteiras. São Paulo, nº 300, p.14 – 15, jun.

2002.

COSTA, Pablo Assumpção Barros, ANICETE: quando os índios dançam. Fortaleza: UFC –Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia.

FAVERO, Osmar (org.). Cultura Popular e Educação Popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983.

FRADE, Cascia. Folclore – Coleção para entender. Vol 3. São Paulo: Global Editora. 1991.

MEGALE, Nilza B. Folclore Brasileiro. Petrópoles: Editora Vozes, 1999.

MELO, Heráclito Dornelles Araujo Coutinho, Pifercussão; A música de pífanos e percussão do nordeste brasileiro, 2010.

SILVA, René Marc da Costa. Cultura popular e educação salto para o futuro, TV Escola, SEED, MEC, 2008.

VASCONCELOS, Ary. Raízes da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Rio Caminho,

1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite sua mensagem aqui!