TRANSLATOR

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Release: I Encontro Pifercussão


Entre os dias 20 e 21 de Agosto de 2010, ocorrerá na cidade de João Pessoa/PB, o I Encontro Pifercussão, patrocinado pelo BNB de Cultura (edital 2010), BNDES e Governo Federal. Tal iniciativa é resultado das ações do Projeto Pifercussão, de caráter sócio-cultural, idealizado pelo músico e pesquisador Heráclito Dornelles, e realizado especificamente no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, junto ao público do bairro São José.
Dentre suas atividades, destaca-se o trabalho de inclusão social e fomento cultural usando como força motriz a música das “Bandas de Pífano”, manifestação cultural comum do nordeste brasileiro. E essa é a máxima do projeto, que busca através de suas ações, incentivar jovens carentes e também recentemente pessoas com limitações físicas – cegos – a buscarem em sua criatividade um caminho de valorização pessoal, e também da cultura popular. O viés da música unida ao da cultura popular, de fato, se mostra mágico, congregando num mesmo espaço, ritmo e melodia a beleza e suavidade do pífano, sendo tocada por jovens de diferentes naturezas – cada qual com suas lutas cotidianas – junto a uma marcante e convidativa percussão.
Portanto, “Fazendo música e exercendo a cultura do som dos pífanos e percussão” é o ponto de partida pra se buscar a natureza de atuação do Pifercussão. Tal ambiente poderá ser sentido no primeiro encontro do gênero, que abordará a natureza das bandas de pífanos e seus mestres, entre eles: Tio Sêlo e Zeca do Pífano. Tal evento buscará maior interação entre alunos, mestres e espectadores, arriscando-se a provocar uma dinâmica troca de saberes, além da visibilidade de diversas atuações sócio-culturais recorrentes no cenário local e regional. Maiores informações, pelo site: www.pifercussao.blogspot.com .

Dacles Silva
Projeto Pifercussão

Um comentário:

  1. Que projeto lindo!

    Vocês tem o meu total apoio. =)

    No que eu puder ajudar, contem sempre comigo!

    ResponderExcluir

digite sua mensagem aqui!