De fato os estudos em dissertações e livros mostram uma realidade na execução dos pifanos,a 3ªneutra está presente não sei se nos pifanos ou na forma que os pifeiros tocam,mas acima de tudo isso está o sotaque e a linguagem grupo a grupo,pifeiro a pifeiro que esta sim deve ser analisada,claro que isso é um trabalho infinito,tendo em vista analisar cada caso e suas complexidades extra musicais(sociais,culturais,psicológicas),creio que devemos olhar na perspectiva de não generalisar assim como realizou o belíssimo estudo do etnomusicólogo Hugo Pordeus Dutra Pires entitulado "A malicia do Pife", relatando um minuncioso processo investigativo sobre os pifanos de Seu Biu e Seu João do Pifano de Caruarú-PE e do músico e pesquisador Egildo Vieira.Vale a pena pensar em uma pesquisa etnomusicologica mais específica assim como o pesquisador fez do que falar generalizadamente que os pifanos nordestinos possuem a terça neutra em todo caso.
Na minha vivência neste universo, percebi que cada caso é um caso, de toda forma é caracteristica geral em minhas pesquisas a 7ª menor e terminações da musicas e frases nos 1º,3º e 5º graus da escala do pife, seja ele qual for, afinado em escala temperada ou nativa,digo isso tendo em vista possuir pifanos oficiais que me foram presenteados pelos mestres Raimundo Aniceto (CRATO-CE) e Zeca do Pifano (SUMÉ-PB).Termino aqui deixando um gostinho de uma pesquisa mais aprofundada sobre as questões levantadas.
palavras chave:
pifanos, terça neutra,etnomusicologia,escala nordestina,bimusicalidade,etno,afinação,escala,pesquisa de campo,nordeste,paraiba,ceará,hugo pordeus,abet anpomm,abem pb educação musical UFPB universidade federal UFBA UFRJ etc.
Na minha vivência neste universo, percebi que cada caso é um caso, de toda forma é caracteristica geral em minhas pesquisas a 7ª menor e terminações da musicas e frases nos 1º,3º e 5º graus da escala do pife, seja ele qual for, afinado em escala temperada ou nativa,digo isso tendo em vista possuir pifanos oficiais que me foram presenteados pelos mestres Raimundo Aniceto (CRATO-CE) e Zeca do Pifano (SUMÉ-PB).Termino aqui deixando um gostinho de uma pesquisa mais aprofundada sobre as questões levantadas.
palavras chave:
pifanos, terça neutra,etnomusicologia,escala nordestina,bimusicalidade,etno,afinação,escala,pesquisa de campo,nordeste,paraiba,ceará,hugo pordeus,abet anpomm,abem pb educação musical UFPB universidade federal UFBA UFRJ etc.
Olá, sou etnomusicologo, pifeiro. To querendo estabelecer um contato com vcs, estou lendo o blog e achando interessante.
ResponderExcluirMeu nome é murilo mendes e o e-mail para contato é murilo2107@gmail.com
Abraços
parabens e
Sucesso
ok murilo mantenha-se conectado no blog e se for possivel compareça nos encontros.......abç.....
ResponderExcluir