TRANSLATOR

terça-feira, 25 de maio de 2010

TOUR RJ - Pifercussão no instituto Tear (ponto de cultura do RJ)





O EVENTO:

PARCERIA INSTITUTO

Em parceria com o ponto de cultura TEAR estaremos realizando dia 1º de junho a ultima oficina Pifercussão da temporada de lançamento do livro Pifercussão no RJ
Compareça quem ainda não compareceu!

Data:01/06/2010
Onde: Instituto TEAR (Rua Pereira Nunes, 138, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - Brasil Cep: 20511-120
contatos:  21 9362-5227/ 3238-3690 /2238-4927 tear@institutotear.org.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TOUR RJ - OFICINA PIFERCUSSÃO NO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA (RIO DE JANEIRO)


Oficina Pifercussão no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. (após a palestra no auditório Lorenzo Fernandes) AO CENTRO O GRANDE BATERISTA BRASILEIRO OSCAR BOLÃO
Com o queridíssimo Oscar bolão( baterista e percussionista) foi uma honra têlo na platéia da oficina Pifercussão no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro.


O evento:
É com enorme prazer que estaremos realizando dia 20 de maio a oficina de pifanos e percussão além do lançamento do livro Pifercussão( a musica e os rítmos de banda de pífanos)


TODOS CONVIDADOS!!!

nesta 5a feira, dia 20/05 às 14:00h no Auditório Lorenzo Fernandez.
O CBM-CEU fica na Av. Graça Aranha, 57/12º andar, Castelo/RJ. O telefone é 3478-7600

sábado, 1 de maio de 2010

TOUR RJ - oficina e lançamento do livro PIFERCUSSÃO NO RIO DE JANEIRO



A oficina foi sucesso!!!!
Agradecemos a todos os presentes!




11 DE MAIO NO SINDIMUSI-RJ:


INFORMAÇÕES:(21) 2240-1473


FONTE DA MATÉRIA:

fonte da matéria:http://www.sindmusi.com.br/site_novo/cursos_03.htm


Pifercussão

É um projeto de divulgação e facilitação dos saberes dos mestres das bandas, desenvolvido em João Pessoa / PB e arredores. Atende pessoas de diversas idades, simpatizantes da cultura popular e interessadas em aprender a tocar os instrumentos típicos como: pífano, zabumba, caixa, prato, etc.

A didática adotada no projeto resgata e preserva a forma tradicional de transmissão oral de conhecimento. Num mundo globalizado, a maior parte dos saberes regionais é massacrada pela cultura de massa, midiática e consumista.

A oficina aqui oferecida é uma parte do projeto de pesquisa desenvolvido por Heráclito Dornelles, que lança um olhar sobre o universo cultural e musical das bandas de pífanos do nordeste brasileiro e oferece aos alunos as músicas características do repertório tradicional de banda de pífanos.

Pífanos são construídos e a prática musical de conjunto (tocando os pífanos e percussões típicas: zabumba, caixa e prato) trazem aos alunos um pouco da ambiência e do espírito presente no universo cultural e musical das bandas de pífanos.



Objetivos

- Oferecer ao publico parte do universo cultural e musical e conhecimentos acerca dos saberes empíricos das bandas de pífano, divulgando e formando multiplicadores desse fenômeno genuinamente nordestino.

- Oferecer técnicas de construção e execução dos pífanos feitos de canos PVC.

- Oferecer músicas do repertório tradicional de banda de pífano do nordeste.

- Oferecer conteúdos teóricos sobre o pifano e o universo cultural das bandas de pífanos.

- Promover momentos de reflexão sobre a sustentabilidade e os saberes tradicionais como fonte de sabedoria e conhecimento ecológicos.

Público Alvo

Todas as pessoas interessadas em dialogar com os saberes desta cultura popular e aprender os instrumentos citados, amantes da cultura popular, músicos e não musicos.

Ministrante

Heráclito Dornelles idealizador e coordenador do projeto Pifercussão

Em sua primeira turnê no Rio de Janeiro, o músico Heráclito Dornelles (baterista, percussionista, pesquisador em etnomusicologia) traz os conhecimentos adquiridos em suas pesquisas de campo, ao longo de anos de prática e estudos em diversas localidades nos recantos do nordeste brasileiro.